quarta-feira, 15 de abril de 2009




O que é "barra de tarefas"?



A barra de tarefas é a barra que fica geralmente na parte de baixo da tela. Ela fornece acesso aos programas instalados e aos recursos do sistema operacional, exibe informações sobre o estado da rede e de alguns programas que ficam ativos no momento, além de permitir acesso fácil aos programas que estão sendo executados no momento, através de um botão para cada programa ou grupo de programas.
No lado direito ficam um relógio e pequenos ícones referentes a alguns programas, e na extremidade oposta (esquerda) fica o botão Iniciar, que abre um menu com diversas opções. Entre elas, há itens que permitem o acesso a documentos, aos programas instalados ou às configurações do computador. Veja uma imagem de tela destacando-a:
No Windows em português o texto do botão é Iniciar. Em inglês, é Start. Na grande maioria das distribuições de Linux fica um ícone, às vezes um K com uma engrenagem (de KDE), ou o menu Go (Ir, em inglês).
Geralmente clicando num lugar vazio da barra de tarefas com o botão normal do mouse e arrastando para os lados ou para cima, ela fica nesses locais. Pode-se arrastá-la novamente para baixo do mesmo modo.
Um lugar vazio é uma parte dela que não contém um botão, que não seja o menu Iniciar nem o relógio.
Algumas opções de configurações e personalização podem ser alteradas clicando-se com o botão direito do mouse num lugar vazio desta barra. No Windows, isso se obtém clicando com o botão direito e escolhendo o item Propriedades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário